images

Tudo sobre composição e decoração de ambientes internos

Postado em: Dicas

Tudo sobre composição e decoração de ambientes internos

Para além de decorar os espaços, é necessário harmonizá-los para que formem uma composição. O design de interiores é uma técnica visual, cenográfica e arquitetônica para compor e decorar os ambientes internos.

Para fazer este trabalho, deve-se considerar cores, materiais, texturas e a disposição dos móveis e acessórios. Os elementos são combinados mantendo relações que considerem a estética e a função do ambiente.

Para compor um ambiente é preciso pensar no mobiliário e na disposição dos móveis, no acabamento do piso e das paredes, nos enfeites e acessórios. Existem princípios do design que você pode usar como apoio nesse trabalho.

É necessário criar uma identidade no espaço a ser decorado, formar uma unidade, portanto os elementos como cores, texturas e formas devem estar em harmonia.  As cores principais podem se repetir, as linhas do mobiliário podem ser semelhantes, o importante é que os elementos tenham características em comum para que exista unidade.

A harmonia pode ser obtida com cores análogas ou contrastantes distribuídas por todo o espaço e no uso dos mesmos materiais em móveis e enfeites. Os elementos não devem brigar.  A repetição de características em elementos diferentes deve criar uma relação visual agradável.

A percepção visual do ambiente tem um ritmo, de acordo com a forma como os olhos caminham pelo espaço. Se olhos sobem e descem continuamente, se fazem toda a volta com calma, se pulam de um lado para outro...  Tudo depende da distribuição e repetição das cores, linhas, curvas e objetos.

O ritmo está ligado à repetição. A repetição é fundamental, seja uma cor, uma forma, um objeto, precisa estar presente de várias formas. A repetição faz par com a harmonia, a unidade e o equilíbrio.

O equilíbrio pode ser simétrico, com a distribuição proporcional de elementos nas duas metades do ambiente. Ou assimétrico, quando não há essa proporção. Também pode ser circular quando há um ponto central de onde o movimento vai e vem.

Tanto o ritmo quanto o equilíbrio e a harmonia são feitos com a criação de centros de interesse, ou seja, elementos que se sobressaem pelo seu tamanho, iluminação, cor, atraindo a atenção. Não devem estar em excesso nem muito próximos, justamente para não disputarem os olhares.

Variedade e contraste são características que enriquecem o visual e quebram a monotonia. A menos que seja uma questão de estilo, é bom usar mais de uma cor, forma, textura... Elementos que contrastem como cores claras e escuras, ou texturas e elementos lisos, também são necessários para que a decoração não fique tediosa.

Outra regra de ouro é pensar nas proporções, uma sala de jantar enorme em um espaço reduzido pode não ficar nada boa. As proporções podem ser modificadas com alguns truques, como teto escuro para reduzir o pé direito. Ou pode-se até mesmo enfatizar.  É possível usar a desproporção para gerar os centros de interesse, com um elemento que destoe do tamanho dos demais. Isso requer muito cuidado para não atrapalhar a circulação e funcionalidade do espaço.

Na Marrei Decorações, você encontra carpetes de diversas cores e texturas, papéis de parede, pisos de materiais diversos e ainda cortinas e persianas. Trabalhamos com os melhores materiais de acabamento para que sua casa fique perfeita para você.


SEU MUNDO TRANSFORMADO PELO DIGITAL A comunicação da sua marca precisa ser constantemente repensada. Afinal, o seu cliente está atento as transformações promovidas pela web e, principalmente, pelas redes sociais. Por isso, ter presença online tornou-se tão importante quanto um endereço. Nós, da agência Superlativa, estamos sempre atentos às novidades do mundo virtual para que o seu site e sua marca destaquem-se com sucesso na era digital.

Comentários

Deixe seu comentário